Como usar os pronomes oblíquos?

Por Corabel / 2021-11-10

Como usar os pronomes oblíquos?

Como usar os pronomes oblíquos?

De acordo com a Gramática Tradicional, quando o verbo não exigir preposição, usa-se o pronome oblíquo “o” ou “a”. Caso exija (enquadrando-se como verbo transitivo indireto), usa-se o pronome oblíquo pessoal “lhe”.

O que foi usado nas palavras para incluir os pronomes oblíquos?

Os pronomes pessoais oblíquos tônicos são sempre precedidos de uma preposição, como: para, a, de e com. Devem ser usados quando, na frase, o substantivo que substituem tem função de objeto indireto. As formas contraídas comigo, contigo, conosco,… podem ainda assumir a função de adjunto adverbial de companhia.

Quais são os pronomes oblíquos?

Os pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los.

O que é um pronome oblíquo?

Pronomes oblíquos é uma classificação da gramática que majoritariamente assume a função de objeto direto, indireto ou complemento nominal. Mas também podem assumir a função de adjunto adverbial e agente da passiva. ... Os pronomes oblíquos são divididos em dois grupos: os tônicos e os átonos.

Como usar os pronomes corretamente?

Há três colocações possíveis desses pronomes em relação ao verbo:

  1. Próclise - o pronome vem antes do verbo. Ex.: Não me interessam seus motivos.
  2. Ênclise - o pronome vem depois do verbo. Ex.: Interessam-me seus motivos.
  3. Mesóclise - o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar-me-ão os seus motivos.

Como usar pronome corretamente?

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail.

O que é pronome oblíquo exemplo?

Como explicitado, os pronomes pessoais oblíquos são aqueles que têm função de complemento nas orações. Veja os exemplos: ... Nesse caso, “ele” passa a ser pronome oblíquo. Quando se trata da preposição “com”, ela junta-se aos pronomes, dando origem às formas: “comigo”, “contigo”, “consigo”, “conosco” e “convosco”.

O que são pronomes pessoais retos e oblíquos?

Os pronomes pessoais podem ser do caso reto (quando funcionam como sujeito do enunciado) ou do caso oblíquo (quando funcionam como complemento do enunciado). Neste último caso, podem ser átonos (não precisando de preposição que os acompanhe) ou tônicos (precisando de preposição que os acompanhe).

O que são pronomes oblíquos exemplos?

Como explicitado, os pronomes pessoais oblíquos são aqueles que têm função de complemento nas orações. Veja os exemplos: ... Quando se trata da preposição “com”, ela junta-se aos pronomes, dando origem às formas: “comigo”, “contigo”, “consigo”, “conosco” e “convosco”.

Quais são os pronomes pessoais retos e oblíquos?

Pronomes Pessoais

Pronomes pessoais retosPronomes pessoais oblíquos
ele, elao, a, se, lheele, ela, si
nósnosnós, conosco
vósvosvós, convosco
eles, elasos, as, se, lheseles, elas, si

Qual a função do pronome oblíquo?

  • No enunciado, o sujeito “elas” realizará a ação (“vir”), e “ nós ” assume a função de complemento do enunciado (“até nós”), sendo, portanto, pronome oblíquo. Como vem acompanhado da preposição “até”, trata-se de um pronome oblíquo tônico. Nós podemos viajar com eles.

Quais são os pronomes oblíquos da oração?

  • Dessa vez, o sujeito da oração é “todas as cartas”. O pronome “nós” exerce função de complemento e, por isso, passa a ser um pronome pessoal oblíquo. Como complemento, esses pronomes podem ser acompanhados de preposição (sendo chamados de pronomes oblíquos tônicos) ou não (sendo chamados de pronomes oblíquos átonos).

Quais são os pronomes?

  • São os pronomes me, te, lhe, o, a, se, nos, vos, lhes, os, as, se. Lembre-se sempre de que os pronomes devem estar de acordo com o número (singular ou plural) e com a pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) do discurso a que correspondem. Ele te contou tudo.

Por que os pronomes precisam estar acompanhados de preposição?

  • Não precisam estar acompanhados de preposição para que o sentido seja entendido. São os pronomes me, te, lhe, o, a, se, nos, vos, lhes, os, as, se. Lembre-se sempre de que os pronomes devem estar de acordo com o número (singular ou plural) e com a pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) do discurso a que correspondem.

⇐ Artigo anterior

O que é o Visão branco?

Próximo artigo ⇒

Quando surgiu o celular digital?

Como usar os pronomes Obliquos Atonos?

Você vai se interessar

Pronomes oblíquos átonosPróclise - o pronome vem antes do verbo. Ex.: Não me interessam seus... Leia mais

Gisella . 2022-06-24

O que são os oblíquos no corpo?

Fatos interessantes

Os oblíquos são muscúlos do abdómen que se dividem em dois grupos: internos e externos que se... Leia mais

Caroljean . 2021-10-11

Como usar os pronomes em japonês?

Você vai se interessar

Os pronomes mais usados com essa forma são: 僕 ぼく ら (bokura) = NÓS – É informal, mas... Leia mais

Ernesta . 2022-05-11

Como são usados os pronomes em inglês?

Você vai se interessar

Os Pronomes em Inglês (Pronouns), segundo a função que exercem na frase, são classificados em:... Leia mais

Rebecka . 2021-10-31